You are currently viewing Alergia ao amendoim e aos frutos secos de casca dura

Alergia ao amendoim e aos frutos secos de casca dura

O amendoim é uma planta da família das leguminosas, assim como as ervilhas, as lentilhas, a soja, etc. (ou seja, o amendoim não é um fruto seco de casca dura, como é a amêndoa, a noz, a avelã, a castanha de caju, o pistachio, etc.).

Todavia na bibliografia, e porque na clínica estas alergias se apresentam muitas vezes associadas (reações cruzadas), consideramos, como os anglo-saxónicos, o termo “nuts” o qual engloba os frutos secos de casca dura e o amendoim.

Quando se aborda a reação anafilática (forma mais grave de alergia), os frutos secos de casca dura são responsáveis por 18 a 40% dos casos de anafilaxia e o grupo dos “nuts” (amendoim e frutos secos de casca dura) no seu conjunto representam 70 % a 90 % dos casos de anafilaxia relacionada com alimentos.

Alergia ao Amendoim

O amendoim pode ser consumido cru, torrado, frito, salgado, como manteiga de amendoim, óleo ou farinha e ainda em bolos, pães, doces, bombons, cereais, diferentes molhos e temperos, etc. Essa extensa utilização é também um fator para o tornar o alimento responsável do maior número de casos de reações alimentares mortais, sendo uma das alergias mais frequentes na criança e a mais vulgar no adulto (estudos anglo-saxónicos).

A alergia ao amendoim tende a durar toda a vida e aparentemente apenas 20% das crianças superam esta alergia ao longo do tempo.

Nas etiquetas podemos encontrar outras formas de indicar a sua presença como por exemplo arachide, óleo de arachide, arachis, arachis hypogaea, etc.

As reações podem ser devidas à ingestão direta e de outros alimentos que contenham proteínas de amendoim, mas também ao contacto e à inalação por proteínas presentes em suspensão no ar.

Como foi referido anteriormente, quem é alérgico ao amendoim deve evitar (e até autorização do seu alergologista) os frutos secos de casca dura como o pecam, caju, nozes, pistachio, noz do brasil, etc. por riso de contaminações cruzadas.

Conselhos Práticos para quem tem Alergia ao Amendoim

  1. Esteja atento às contaminações cruzadas.
  2. Informar as pessoas à sua volta e nos locais onde costuma comer.
  3. Ter sempre consigo um Kit de emergência que o seu médico lhe dará e lhe explicará como utilizar e ter um plano de ação, que incluí o uso de um auto injetor de epinefrina (caneta de adrenalina), pode ser crucial para o tratamento.
  4. Em caso de comer fora de casa informe sobre a sua alergia e leve sempre consigo o kit de emergência.
  5. Mantenha-se sempre controlado das suas alergias e doenças de base.
  6. Mantenha o contato com o seu alergologista.

O ICA – Instituto Clínico de Alergologia possui uma história de 35 anos e mais de 20.000 já pessoas nos consultaram. Estamos sempre prontos para cumprir a nossa missão, aqui e em todo ao lado onde estiver quem precise. Agendar consulta.