O Que É a Imunoalergologia

Especialidade Instituto Clínico de Alergologia

As doenças alérgicas atingem 25 a 30% da população e poderá atingir uma em cada duas pessoas em 2050.

Existem várias formas da doença alérgica se expressar como a rinite, a conjuntivite, a asma, a urticária, o eczema, os problemas gastrintestinais e a mais grave de entre elas a anafilaxia, que pode ser fatal.

Um doente alérgico pode apresentar as várias doenças alérgicas ao mesmo tempo ou ir passando por todas elas ao longo da sua vida.

As principais causas são os ácaros do pó e os pólenes, mas não devemos esquecer os animais de estimação, os fungos, as alergias a venenos (himenópteros), a medicamentos, ao latex e as alergias de contacto.

Entre os alimentos alérgicos eles são muito variados, mas se juntarmos o ovo, o trigo, o amendoim, o leite de vaca, a soja, o peixe e o marisco encontramos justificação para mais de 80% das alergias alimentares … os outros 20% é muitas vezes um trabalho “policial”.

Para responder a estas necessidades de diagnóstico, muitas vezes difícil e moroso, a especialidade de imunoalerglogia tenta encontrar o(s) elemento(s) alergizante(s) e posteriormente propor um tratamento que pode passar pela evicção, pela medicação e pela imunoterapia (vacinas antialérgicas) sem esquecer a importância da educação e cumplicidade que deve ser criada entre o médico e o paciente.

Principais Indicações

Asma

A asma é uma doença que atinge os pulmões que causa problemas para respirar ao longo da vida. As pessoas com asma têm os pulmões sensíveis e reagem a agentes que não incomodam outras pessoas, como poeira ou fumo de cigarro. Isso faz com que as vias respiratórias fiquem estreitas, dificultando a passagem do ar.

Quando uma pessoa com asma entra em contato com algo que desencadeia a doença, como pó ou pólen, ela pode desenvolver uma “crise asmática”. Durante a crise, as vias respiratórias ficam ainda mais estreitas, pois há inflamação, produção excessiva de muco e os músculos ao redor das vias respiratórias contraem-se. Isso torna a respiração muito difícil. No ICA – Instituto Clínico de Alergologia, a nossa equipa de especialistas irá avaliar a situação clínica, prescrever o tratamento mais adequado para o seu caso e, ensinar como evitar esses gatilhos e ter uma vida normal e sem restrições.

Rinite Alérgica

A rinite alérgica é uma condição em que existe inflamação da mucosa nasal devido à exposição a agentes alergenizantes como por exemplo o pó e os pólens. Isso provoca sintomas como espirros, nariz entupido, olhos lacrimejantes e dificuldade em respirar. 

Para descobrir se você tem rinite alérgica, a nossa equipa de especialistas fará algumas perguntas essenciais e alguns testes simples. O tratamento pode incluir: evitar os agentes desencadeantes da alergia, usar medicamentos para diminuir a inflamação e/ou tomar vacinas anti-alérgicas que ajudam a melhorar a alergia e a sua história natural. 

Sinusite

Sinusite é quando as cavidades ósseas que ficam perto do nariz ficam inflamadas. Isso pode acontecer por causa de infeções virais, bacterianas ou fúngicas. Existem diferentes tipos de sinusite que podem durar por períodos diferentes. A sinusite pode, por vezes, ser uma complicação da rinite.

O tratamento para sinusite envolve aliviar os sintomas, como nariz entupido e dor de cabeça. Podemos prescrever medicamentos para ajudar a desobstruir o nariz e diminuir a produção de muco. Em casos mais graves, pode ser necessário a prescrição de antibióticos.

Eczemas

Eczema é uma condição de pele comum que causa manchas vermelhas e prurido. Pode afetar bebés, crianças e adultos. A causa exata ainda é desconhecida, mas fatores genéticos, imunidade, ambiente e sensibilidade da pele podem contribuir. Os sintomas incluem erupções cutâneas, pele seca e prurido persistente. 

No ICA – Instituto Clínico de Alergologia realizamos o diagnóstico através da observação da pele e do histórico clínico. O tratamento envolve o uso de cremes para aliviar o prurido e medicamentos para infeções. Em casos mais graves, pode ser necessário o uso de corticosteroides orais.

Alergia a Medicamentos

Alergias a medicamentos são menos comuns, imprevisíveis e causam sintomas como prurido na pele, inchaço (edema) ou dificuldade para respirar. É essencial fazer testes, especialmente para alergia à alguns medicamentos.

Nossa equipa de alergologistas do ICA – Instituto Clínico de Alergologia procura ajudar pessoas com alergia a medicamentos a reconhecer os principais gatilhos e substâncias desencadeantes assim como a evitar problemas futuros.

Os medicamentos que mais frequentemente causam alergias são os antibióticos e os anti-inflamatórios não esteróides (AINE).

Alergia a Alimentos

A alergia alimentar acontece quando o nosso corpo reage de maneira diferente aos alimentos não os tolerando. Mesmo uma pequena quantidade do alimento “alérgico” pode causar sintomas leves ou graves.

É importante levar todos os sintomas a sério, pois podem ocorrer reações graves chamadas anafilaxia, que afetam a respiração e a pressão arterial. O tratamento imediato é essencial para evitar complicações perigosas. Algumas pessoas têm mais hipóteses de ter alergia alimentar se tiverem história familiar ou outras alergias.

Os alimentos mais frequentes dependem da faixa etária. Nos lactentes e crianças o leite, o trigo e o ovo são os mais frequentes. Nos adultos, não podemos esquecer os frutos secos e os mariscos.

 

Equipa de Especialistas

Pedro Lopes da Mata

Dr. Pedro Mata

Imunoalergologista

Susana Marques

Dra. Susana Marques

Imunoalergologista

Marta Neto

Dra. Marta Neto

Imunoalergologista

Pedro Lopes da Mata

Dr. Pedro Mata

Imunoalergologista

Marta Neto

Dra. Marta Neto

Imunoalergologista

Susana Marques

Dra. Susana Marques

Imunoalergologista

Somos Reconhecidos por Nossos RESULTADOS

Já ajudamos ao longo de 35 anos de existência mais de 20.000 pessoas de diferentes partes do mundo a se verem livres dos sinais e sintomas das alergias.

M P
M P
19 Julho 2023
Excellent service, from the reception to the team. Dr Pedro is very attentive and communicative which has been very helpful. Highly recommended.
Mafalda Ferreira
Mafalda Ferreira
12 Julho 2023
Excelente equipa de profissionais. Cuidaram da minha filha com muita atenção. O Dr. Pedro da Mata é muito cuidadoso em procurar a causa do problema, em 16 anos não encontrei nenhum médico que se preocupasse assim.
Assulaide Mata
Assulaide Mata
11 Julho 2023
Meu filho foi muito bem atendido, são profissionais cuidadosos e atenciosos.
Tiago Augusto
Tiago Augusto
1 Julho 2023
Profissionalismo, Proximidade! Excelência
Fernanda Coelho
Fernanda Coelho
27 Junho 2023
O ICA presta um serviço de excelência, na medida em que combina a organização e profissionalismo com a componente humana, o cuidado pelo paciente e a atenção ao detalhe. Sou paciente no ICA há mais de 10 anos e tenho recomendado a amigos e família. O feedback é consistente com o meu - O Dr. Pedro Mata é a personificação dos princípios que todos os médicos deveriam ter: ética, atenção, sabedoria e curiosidade. Obrigada!
Mónica Carrelhas
Mónica Carrelhas
25 Junho 2023
Os meus filhos estão no Ica desde o início, com uma excelente equipa multidisciplinar, sempre disponíveis e com métodos e técnicas muito actuais. O Dr. Pedro Mata é "o médico" que qualquer pai/mãe quer ter. Não descansa até não encontrar a origem do problema, para poder fazer a terapêutica adequada. É um descanso poder ser acompanhada por ele.
matilde Queiroz Pereira
matilde Queiroz Pereira
25 Junho 2023
Mais que uma simples consulta é o acompanhamento que vale ouro! Para além de terem conseguido resolver o que parecia ser crónico qualquer dúvida por mais insignificante que acabasse por ser foi sempre atendida como se fosse de maior importância. O carinho que põem nas inseguranças dos pacientes é algo que não tenho palavras para explicar. Apenas me resta dizer que tenho uma profunda gratidão por toda a equipe que sempre nos atendeu de braços abertos. Estamos em casa! Em nenhum momento ao longo destes 15 anos, dentro ou fora das instalações, senti que poderia ter poupado uma pergunta ou até uma questão por mais parva que pudesse ser. Obrigada de coração a todos! Viva o ICA! Viva o dr Pedro Mata!
Clara Ferreira Alves
Clara Ferreira Alves
7 Junho 2023
Finalnente, a minha alergia a parietaria foi tratada com uma vacina. Um imenso alívio graças a um bom médico
Marco Conti Sikic
Marco Conti Sikic
6 Junho 2023
Very good experience with dr Pedro and his team. Very professional, he takes the time to study and explain everything. Very rare for a doctor. Speaks fluent french, and english. Very friendly, professional staff. Clean and well equipped facility. I came with my family to check our allergies and he took time for each one of us, addressing also other issues. Highly recommended physician and facility. Thank you

Marque a sua consulta

FALE CONNOSCO

(+351) 21 394 04 00

ONDE ESTAMOS

Lisboa, Portugal

Siga-nos Nas Nossas Redes Sociais!

Links Úteis

EQUIPA

NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

ESPECIALIDADES

BLOGUE

SOBRE NÓS

JAL

COMO CHEGAR

Todos os Direitos Reservados 2023 © Instituto Clínico de Alergologia